No penúltimo dia desta academia de verão, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Escola Superior Agrária de Santarém e, assim, conhecer a oferta formativa da instituição e os seus respetivos projetos e atividades.

A manhã começou no anfiteatro da ESAS, onde os participantes foram recebidos pelo subdiretor da escola, Igor Dias. Começando pela apresentação da escola e terminando numa nota de incentivo aos alunos, Igor Dias abordou também a oferta formativa e os projetos da ESAS. “Nós procuramos que os estudantes participem ativamente no desenvolvimento das atividades e projetos”, destacou o subdiretor da ESAS. 

 

WhatsApp Image 2024 07 12 at 01.15.42

 

Além disso, na ESAS há lugar para incentivar o espírito empreendedor dos estudantes, existindo, portanto, um laboratório de ideias, "o espaço onde podem desenvolver a vossa ideia de negócio, com a ajuda e colaboração dos docentes", revelou o subdiretor da ESAS, dirigindo-se aos alunos que o ouviam atententamente. 

A par do empreendedorismo, Igor Dias sublinhou a metodologia de ensino presente em algumas unidades curriculares, que é, segundo o subdiretor, "baseada na cocriação, isto é, as empresas vêm ter connosco e apresentam-nos um desafio", sem antes acrescentar que "este desafio é posteriormente colocado aos nossos alunos"

 

Explorar a agricultura e a zootecnia

Após a breve apresentação sobre as valências da Escola Superior Agrária de Santarém, os participantes da IPSantarém 360° dividiram-se em três grupos para participarem em diferentes atividades pela escola, coordenadas por docentes e com a presença do presidente da Associação de Estudantes desta escola, André Pinto.

Começando por uma das salas da ESAS, os alunos foram recebidos pela professora Helena Mira para uma atividade sensorial. Aqui os participantes tiveram a oportunidade de adivinhar os sabores e aromas de diferentes alimentos, entre eles gomas, colocando à prova os seus sentidos. A professora aproveitou também para fazer uma pequena introdução sobre a importância de provar os alimentos, abordando um pouco sobre os quatro sentidos, visão, olfato, paladar e tato. 

 

WhatsApp Image 2024 07 12 at 01.17.24

 

"O que vamos avaliar num alimento?", começou por questionar a docente, ressalvando que "primeiro é o aspeto, depois o aroma e sabor, só depois, temos a nossa apreciação final sobre o alimento que estamos a provar", acrescentou Helena Mira. 

Já no jardim junto aos laboratórios da ESAS, os professores André Ventura e Rosa Coelho incentivaram os alunos a participar numa atividade de agricultura de precisão. Aqui, com a ajuda dos professores e do equipamento adequado, os alunos foram colocando pregos nos pontos ideais, de forma a formar a palavra ESAS. 

 

WhatsApp Image 2024 07 12 at 01.18.52

 

Por fim, na última atividade da manhã, no laboratório de biologia, os professores Filipe Madeira e Pedro Cardoso transportaram os participantes para o mundo dos insetos, explicando o importante papel destes animais , nomeadamente "no controlo natural de pragas", recordou o professor Filipe Madeira. Foi neste laboratório, que os alunos da IPSantarém 360° viram alguns insetos capturados na escola ou em contexto de estágio, por alunos. 

 

WhatsApp Image 2024 07 12 at 01.20.01

 

No período da tarde, os participantes visitaram o campus da ESAS, contactando com diferentes animais presentes na escola, desde cabras, vacas ou cavalos. 

 

WhatsApp Image 2024 07 12 at 01.22.51

 

O dia terminou com uma visita ao Complexo Aquático Municipal de Santarém. Já após o jantar, os alunos tiveram direito a uma noite temática para encerramento, onde juntos se divertiram durante algumas horas.